Smartcard para testes

Lembram-se daquela nota sobre smartcards?

Aquela em que defendi que devíamos promover a adopção de mecanismos de autenticação forte, mecanismos como o Cartão de Cidadão, para reforçar as credenciais com que nos autenticamos. Lembram-se dessa? Boa ; )

Em vez de ficar pela recomendação genérica deste controlo, passei algum tempo a ler sobre as formas disponíveis para utilizarmos, na prática, o CC com múltiplos sistemas operativos e aplicações – há várias formas; não há um tamanho único que sirva para todos.

Dito isto, e como já não tenho tempo, hoje, para reportar e detalhar as coisas que andei por aqui a fazer, deixo-vos apenas um teaser e uma promessa: (i) uma solução para utilizarmos o cartão numa máquina Windows independente de um domínio – EIDAuthenticate; e (ii) o meu compromisso em testar o programa e relatar, amanhã, os resultados e as conclusões.

Em relação às outras soluções, tentarei fazer o mesmo: identificá-las, experimentá-las, e reportar as conclusões aqui no espaço. Ainda são umas quantas mas o ano tem muitos dias e ainda falta algum tempo para fechar a mala e rumar directo ao Mindelo ; ) ...