Conferência Hackers On Planet Earth (HOPE) 1994

HOPE '94 @ Blip.tv

Passaram quase 20 anos – ainda eu não era nascido! ; ) – quando estes senhores se reuniram no Hotel Pennsylvania, no verão de 94, e deram o pontapé de saída àquela que é uma das mais famosas conferências de hackers do planeta. Aliás, o título da conferência refere-o directamente: Hackers On Planet Earth.

E por que raio vem isso à baila agora, perguntam vocês? Porque a 2600, a promotora do evento ao longo de todos estes anos, publicou no mês passado os vídeos do primeiro encontro, e vai publicar, ainda em Dezembro, os clips da edição seguinte.

(Era porreiro se os publicassem todos até hoje mas, neste momento, não há sinais que nos indiquem essa intenção. Vamos aguardar...)

Seja como for, como penso que o conhecimento destas coisas mais antigas pode enriquecer a nossa cultura e, também, dar uma luz diferente ao nosso conhecimento actual, decidi partilhar a descoberta e publicitá-los por aqui.

O conteúdo disponível é o seguinte:

  1. HOPE Conference Intro;
  2. The New York City Metrocard;
  3. Linux;
  4. TDDs;
  5. Control the World with Your PC, #1;
  6. Fun with Pagers;
  7. The History of TAP Magazine;
  8. Legal Issues;
  9. The 2600 Panel;
  10. Cryptography and Privacy;
  11. Control the World with Your PC, #2;
  12. The National ID Card;
  13. Social Engineering;
  14. The Author Panel;
  15. The Cellular Panel;
  16. European Hackers;
  17. Boxing;
  18. HOPE Closing Ceremonies ;

Há uma série de apontamentos engraçados ao longo das apresentações. Apenas a título de exemplo, achei imensa piada ao início da talk sobre pagers, quando Thomas Icom refere que most people have them but few people know how they work. A verdade é que não conheço ninguém, hoje, que tenha um pager! Aliás, há malta mais nova que nem sabe o que é um pager!

Chamo também a vossa atenção para a talk sobre Linux: Michael Johnston faz uma breve introdução à sua nova distribuição de Linux, a Slackware Professional Linux, uma coisa nova que estava a ser desenvolvida havia pouco tempo (!) Sim, há muito pouco tempo: basta-nos recordar que a primeira mensagem do Linus Torvalds sobre o Linux, aquela que marcou o início do fenómeno, foi enviada no Verão de 91!

E não vou acrescentar mais nada; deixo-vos as referências e a sugestão. Mas não resisto a citar o Ali G: Respek! : )