Porta 25 trancada

Gerência de Porta 25

Cauê Fabiano, na IDG Now!:

Documento do Comitê Gestor da Internet [no Brasil] quer bloquear uso da porta 25 no país, utilizada pelos spammers para enviar e-mails maliciosos (...) O Brasil é um hub, utilizado por spammers do mundo inteiro, e tem sido abusado por causa da fragilidade da rede. O sujeito nem sabe que está com a máquina infectada e enviando e-mail para todo mundo (...) Entre as obrigações dos provedores de serviço de correio eletrônico, estão instruir os usuários na configuração de seus programas de e-mail e a configuração adequadas das portas de e-mail, enquanto que as empresas de telecomunicações ficam responsáveis pelo bloqueio da porta 25 para usuários domésticos com IP dinâmico.

in Acordo quer tirar Brasil da lista de maiores emissores de spam do mundo.

Esta medida é conhecida no Brasil por Gerência de Porta 25, é uma medida com um travo draconiano, mas que pode ser útil para reduzir uma parte significativa do spam.

Este controlo não elimina o problema – de todo! – porque ainda será possível enviar correio não-solicitado através de contas autenticadas, sem que os utilizadores se apercebam. No entanto, apesar de não conseguir eliminá-lo, é provável que consiga reduzi-lo.

Eu, pela minha parte, sinto alguma curiosidade pelos resultados. A ver.