[NP] Em migração. Ou, o reactor a meio gás

Já há algum tempo que penso em mudar os serviços de Internet para dentro de portas e, como facilmente percebem pelo título, vou dar início à migração.

Quando refiro os serviços estou a referir, concretamente, este serviço de páginas, o serviço de nomes e o correio electrónico que, neste momento, estão divididos entre o Typepad, o DynDNS e o Google Apps. Como sabem, são todos serviços Norte-Americanos.

As razões para a mudança são múltiplas mas posso destacar as seguintes:

  1. Se tenho que largar dinheiro para manter a coisa a correr, prefiro largá-lo para empresas nacionais do que entregá-lo lá fora, mesmo que o custo seja marginalmente maior;
  2. Um gajo deve praticar as recomendações que sugere. Ou seja, apesar de ser mais fácil delegar o controlo e a segurança num modelo de outsourcing, podemos, devemos, e conseguimos fazer as coisas cá dentro;
  3. Por muitas declarações de segurança que façam (e, sobretudo, de privacidade da nossa informação) as leis que regem os serviços estrangeiros não são iguais às nossas. Nem as leis, nem as agendas políticas; Finalmente,
  4. Se um dia se chatearem connosco, podem cortar-nos o pio. Aliás, este é um tema que devia ser debatido de uma forma mais alargada: a dependência dos indivíduos e de inúmeras empresas nacionais em serviços externos. Mesmo admitindo, por princípio, que existe boa-fé, e mesmo que a segurança e a privacidade estejam asseguradas, se nos cortarem as comunicações, estamos tramados.

Dito isto, serve esta nota para vos dar conta que vou concentrar mais algum esforço neste processo de transição e que, assim, estes apontamentos vão andar a meio gás.

Este processo vai levar algumas semanas porque quero aproveitá-lo, aproveitá-lo ao máximo, para recolher notas sobre as configurações que vou escolher. Espero, em seguida, ter mais material para partilhar por aqui.

Last, but not the least, três coisas para informação: (i) vou começar por instalar os serviços sobre OpenBSD; (ii) se alguém conhecer um serviço equivalente ao DynDNS em PT, um serviço mesmo-mesmo equivalente, mande-me uma mensagem, por favor; e (iii) no final das configurações vou fazer um concurso de hacking sobre os serviços – com humildade (porque um gajo não deve ser arrogante) mas sem medos ; )

Ab! -- Miguel