Uma mensagem importante do Sr. Chan

Estava eu à espera de uma mensagem da Santa Casa, uma daquelas que aceleram o pulso durante dez segundos até percebermos que só ganhámos 2 Euros, quando, de repente, a máquina gera um pio e sai-me de lá esta pérola:

De: Mr. Patrick K. W. Chan
Para: miguelalmeida(arroba)miguelalmeida.pt
Data: 27 de Fevereiro de 2011 11:36
Assunto: Mensagem do Patrick Chan
Responder a: patikwchan@yahoo.com.hk

Mensagem do Patrick Chan

Eu sou o Sr. Patrick KW Chan (Diretor Executivo e Diretor Financeiro do Hang Seng Bank Ltd), Hong Kong.

Eu tenho uma proposta de negócios lucrativos de interesse mútuo para compartilhar com vocês, que envolve a transferência de uma grande soma de dinheiro do meu banco aqui em Hong Kong. Eu tenho como referência na minha busca por alguém que combine com meu relacionamento de negócio proposto. Se você está interessado em trabalhar comigo em contato comigo através do meu e-mail privado; (patrkkwchan@yahoo.com.hk) para mais detalhes.

Sua primeira resposta a esta carta será apreciada.

Atenciosamente,
Sr. Patrick K. W. Chan
E-mail: patrkkwchan@yahoo.com.hk

Olha, Patrick, agradeço-te muito a tua atenção e vou ponderar esta oportunidade tão interessante! Mas antes de iniciarmos a transacção, e como forma de demonstrar a minha boa fé e amizade, já inscrevi o teu endereço de email numa lista de promoções, uma lista muito exclusiva, onde poderás comprar umas pomadinhas para não te doer tanto, e umas pastilhas para nunca o deixares cair. Quem é amigo, quem é?

Nota: Agora a sério, e para quem não conhece esta classe de mensagens, tenho por aqui um exemplo que procura explicar, com algum detalhe, como podemos detectá-las rapidamente: Exemplo de uma mensagem de 'phishing'.