Keyloggers em bibliotecas públicas no UK

Zeljka Zorz, na Help Net Security:

Os computadores públicos não são, habitualmente, a melhor forma de aceder às vossas contas bancárias, fazer reservas ou compras online. Mas, para as pessoas que não têm acesso a um computador em casa ou no trabalho, são a única forma de o fazer. Infelizmente, de vez em quando, os criminosos também tentam usar [esses computadores] como métodos para recolherem credenciais e roubarem dinheiro das contas comprometidas. O último exemplo deste esquema aconteceu em duas bibliotecas em Manchester, onde os colaboradores encontraram keyloggers por hardware, que parecem canetas USB comuns, e que estavam ligadas nos teclados dos computadores disponíveis para os utilizadores da biblioteca.

in Hardware keyloggers found on library computers.

Duas notas muito rápidas:

  1. Não utilizem máquinas públicas para realizarem operações bancárias. Aliás, não as utilizem para acederem a quaisquer sítios cujas passwords (ou outras senhas e informação importantes), se forem comprometidas, possam causar-vos impacto relevante; e
  2. Se tiverem mesmo que usá-las, verifiquem, no mínimo, se estão a usar um antivírus e, seguindo o cabo do teclado até à máquina, se não têm um dispositivo de captura de teclas acoplado. O aspecto? Vejam a pic na HNS.

Last, but not the least, é importante terem presente que estas coisas não acontecem só nos filmes – como podem ver por este exemplo, são bem reais.