Esteganografia, a arte de escrever em cifra

A esteganografia é a arte ou, melhor, a ciência, de escrever mensagens escondidas de uma forma que ninguém, para além do emissor e do destinatário, suspeite da existência da mensagem. Por exemplo, dissimulada numa imagem como esta ; )

O objectivo desta nota, ao contrário do que poderiam ser levados a pensar pelo título que escolhi, não é discorrer sobre os detalhes e a história desta arte – o artigo da Wikipedia sobre esteganografia já preenche esse papel. O objectivo é dar a conhecer uma ferramenta online que permite experimentar uma das formas de aplicar esta técnica. Qual? A dissimulação de mensagens em fotografias.

Sem mais demora, se quiserem esconder um texto numa pic podem usar a aplicação seguinte:

  • Para cifrar: mozaiq.org/encrypt. Basta escolherem uma fotografia, preencherem a mensagem e atribuírem, se quiserem, uma password adicional. O resultado do processamento é uma imagem praticamente igual à original que contém o texto dissimulado (e protegido pela password, se a definirem);
  • Para decifrar: mozaiq.org/decrypt. Igualmente simples: transmitem a pic transformada, inserem a password (se existir) e, em seguida, a aplicação mostra-vos o texto protegido.

Deve ser claro que esta ferramenta não pode ser usada em contextos de risco real, naturalmente :p ... mas serve bem o propósito de ilustrar a técnica e, também, para fazer uma ou outra brincadeira com a tropa mais amiga : )

E no contexto das brincadeiras, a imagem lá de cima contém um texto protegido. Os primeiros 3 comentários a esta nota com o lero-lero original, well, ganham uma t-shirt com a fihankra. Como a moderação de comentários continua activa [para evitar os trolls do costume], só vão ser publicados quando tiverem sido recebidas três respostas certas.

Have fun!