O Facebook e cusquice nos perfis

É engraçado analisar os registos de acesso a este espaço, sobretudo aqueles que vêm por intermédio das pesquisas no Google, e que mostram muito bem, parece-me, o interesse que os perfis privados despertam em alguns (e algumas). Não acreditam? Ok... Segue a lista das 10+ com as pesquisas mais populares sobre o tema, ordenadas pelo número de incidências (leia-se, as que aterram nestas páginas, claro):

  1. ver perfil privado facebook
  2. ver facebook privado
  3. como ver facebook privado
  4. como ver perfis privados no facebook
  5. como ver perfil privado facebook
  6. ver perfis privados no facebook
  7. como ver perfil privado no facebook
  8. acesso facebook privado
  9. facebook ver perfil privado
  10. ver perfil privado facebook

Lindo, não é? : ) ...

E tudo por causa de uma nota. Uma nota em que fiz alusão às formas mais básicas para atingir esse objectivo, tendo em vista explicar quão fácil pode ser, eventualmente, atingido, e alertando, em simultâneo, quem for um bocadinho mais naïve, para ter uma atenção especial e proteger-se contra essas técnicas de engenharia social (leia-se, tangas).

E o mais engraçado é que vão chegar aqui mais uns quantos por causa deste apontamento. Porquê? Porque o Google sofre de daltonismo e não vai compreender o contexto; vai fixar-se nas palavras-chave que vai encontrar lá em cima...

Bom, já perceberam a ideia – beware porque eles andem por aí : ) E para não fechar a nota sem fazer umas recomendações, deixo por aqui umas sugestões para leitura, para todos quantos queiram reforçar a sua própria privacidade:

  1. Gestão de 'amigos' e acessos no Facebook;
  2. O que as aplicações no Facebook sabem sobre ti; e
  3. Um guia do Facebook para pais.

Por último, não se esqueçam de verificar as vossas próprias opções: Conta → Definições de privacidade.

Be safe. Stay safe ; )