Top 100 das passwords Portuguesas

Lembrei-me de juntar e publicar esta pequena colecção, um conjunto de pérolas que fui recolhendo ao longo de vários anos, resultado de muito tempo na área da segurança.

O propósito desta nota não é estimular os(as) leitores(as) a tentarem estas passwords nas contas dos vossos amigos; o propósito é alertar-vos e dar-vos a conhecer um leque de chaves que são muito utilizadas, são sobejamente conhecidas, e são fraquíssimas, prontas para serem comprometidas nas primeiras tentativas de acesso, seja por meros amadores, seja por profissionais (e, neste último caso, podem ser comprometidas em segundos).

Ou seja, por outras palavras, se a vossa chave favorita estiver incluída na tabela seguinte (ou for uma variante ligeira de uma destas chaves), a minha recomendação só pode ser uma: mudem-na (!) Aliás, mesmo que não esteja nesta lista, que corresponde apenas a 1% das chaves que já encontrei e que foram facilmente decifráveis, (mas que contabilizam 10% das chaves mais frequentes!), podem optar por reforçá-la, trocando-a por uma chave mais complexa. Nesse sentido, podem adoptar um programa para criar e gerir as vossas chaves, ou, no mínimo, podem optar por criar um leque de passwords muito mais fortes.

Anyway, 'nough said already. Segue a lista com as pérolas, ordenada alfabeticamente, para não ser muito óbvio quais são as mais frequentes (leia-se, ainda mais frequentes):

100 passwords Portuguesas de alta frequência

111111carolinamadalena
12345carpediemmadeira
123456casanovamadrid
1234567cascaismafalda
12345678catarinamargarida
123456789chocolatemaria
131313claudiamariana
1qaz2wsxcoimbramartinha
666666cristinamatilde
696969duartemiguel
afonsoeconomiamonica
alexandraeduardooliveira
alexandreempregopapoila
algarveestrelapatricia
almadaestrelaspipoca
aninhasfcportoportugal
antoniofelicidadeqwerty
baltazarferrariraquel
bananaferreiraricardo
barcelonafiliparitinha
beatrizfiliperodrigo
belenensesfranciscasalvador
beneditafranciscosandra
benficafredericosebastiao
benfica1golfinhoslbenfica
bernardogoncalosporting
borboletahelenasucesso
brasilhenriquesunshine
briosajoaninhasusana
caralholiberdadeteresa
carecalisboateresinha
carloslondrestobias
carlotalourencovermelho

O padrão é evidente, não é? Nomes próprios...

Epah, mas só contei 99... Não eram 100? Sim, eram, e são: a cerejinha no topo do bolo? A que falta? É esta: password. Ficou para o fim : ) ...

E tu? Encontraste uma das tuas, ou uma variante da favorita? Ok. Talvez ainda vás a tempo – Muda-a. Onde? Em todo o lado, claro! Mas podes começar pelos Bancos, pelas contas de correio electrónico, e pelas redes sociais. No mínimo, por aí. Just do it.