[Repetição] Alerta sobre homebanking e telemóveis

(É a primeira vez que repito um apontamento por aqui mas, neste caso, como penso que é um tema relevante, vou mesmo repeti-lo)

Para divulgação. Se forem confrontados com uma situação em que estejam reunidas, em simultâneo, todas as condições seguintes:

  1. Utilizam o telemóvel habitualmente para confirmar transacções bancárias pela Internet, através de SMS; mas
  2. Perderam o acesso à rede móvel da vossa operadora, i.e. o vosso telemóvel funciona, tem sinal, mas o vosso acesso não é autorizado; e, em seguida,
  3. Desligaram o telemóvel e voltaram a ligá-lo, introduziram o PIN, mas continuam sem autorização para terem acesso à rede;
  4. Várias pessoas à vossa volta mantêm o acesso à mesma operadora, com os seus telemóveis;
  5. Retiraram o cartão (chip) do interior do vosso telemóvel, colocaram-no noutro telemóvel que estava a funcionar correctamente com outro cartão, voltaram a ligá-lo e a introduzir o PIN, mas continuam sem acesso.

Se estiverem reunidas todas estas condições, devem fazer o seguinte:

  1. Contactar o serviço de apoio a clientes da vossa operadora, expor este problema, e perguntar-lhes especificamente se foi emitida uma 2ª via do vosso cartão do telemóvel;
  2. Se tiver sido emitida uma 2ª via do cartão sem que a tenham solicitado, devem exigir imediatamente a sua anulação; e
  3. Devem contactar imediatamente o serviço de apoio a clientes da vossa instituição bancária, expondo a situação da emissão de uma 2ª via do cartão, sem que a tenham solicitado, ou seja, sem a vossa autorização.

Novamente, para divulgação. E podem divulgar esta nota no Facebook, ou no Twitter, ou onde bem entenderem, claro : )