[OT] "O Elemento", por Sir Ken Robinson

Esta nota é completamente off-topic mas senti uma compulsão imensa para vir aqui escrevê-la, um impulso quase incontrolável [às cinco e meia da manhã] para deixar aqui uma sugestão para leitura, uma leitura que pode contribuir para abrirmos 2011 com o espírito mais elevado, o espírito que precisamos, agora, neste momento em que atravessamos uma crise existencial aqui na Lusitânia – sim, porque a crise, apesar de ter uma componente financeira preponderante, também tem um carácter existencial: reflecte-se muitíssimo na nossa auto-estima enquanto povo e, também, enquanto indivíduos. Sobretudo, reflecte-se na nossa capacidade para acreditarmos que é possível encontrarmos novas formas para enfrentarmos o futuro.

Dito isto, depois de uma abertura tão rebuscada, a sugestão para leitura, para gastarem essas lecas que receberam no Natal, não é outra senão esta: O Elemento, pelo Sir Ken Robinson. E perguntam vocês, e muito bem: WTF? Ao que eu respondo, Porque sim : )

Agora a sério, estou a sugeri-lo porque o livro aborda o tema da criatividade como factor essencial para o desenvolvimento humano, e apresenta algumas pistas para que possamos encontrar o nosso elemento natural onde podemos dar asas ao nosso potencial. All in all, adorei o livro. E para acrescentar mais uma beca de credibilidade à sugestão, também vos deixo uma citação do próprio Alvin Toffler, o autor do Choque do Futuro e da Terceira Vaga. Diz assim:

Enquanto o mundo está a mudar mais rapidamente do que nunca, as nossas organizações, as nossas escolas, e, demasiadas vezes, as nossas mentes, estão presas aos hábitos do passado. O resultado é um desperdício massivo de talento humano. O Elemento é um apelo apaixonado e persuasor para pensarmos de uma forma diferente sobre nós próprios e como encararmos o futuro.

Ok, porreiro. E onde é que eu compro isso?

Tens alternativas, nomeadamente: (i) podes comprar a versão Portuguesa na FNAC; ou (ii) se preferires a versão em Português do Brasil, vais encontrá-la na Submarino; ou (iii) se gostares mais em Castellano, procura-la na Casa del Libro; ou, finalmente, (iv), se a tua onda é o Inglês, podes comprá-lo na Amazon no UK ou na Amazon Americana.

Anyway, whatever suits your fancy, just buy it and read it (!)

Mais info? Por aqui: sirkenrobinson.com/... (e, se quiseres, também podes ver uma talk sobre o tema no espaço da TED)