Comprar na Internet em segurança: Regras de ouro

Com os cumprimentos da Agência Europeia para a Segurança de Redes e Informação (ENISA), um conjunto de recomendações para comprar em segurança na Internet:

  1. Conheça o vendedor
    • Verifique os "Termos e Condições". Leia atentamente a política de devoluções e cancelamento, os detalhes sobre a entrega e a informação sobre garantias. As taxas de envio, os custos finais e a jurisdição devem ser cuidadosamente verificadas. Considere guardar uma cópia desta informação;
    • Verifique o país de origem e a morada. Há lojas na web que se assemelham a um concessionário local, mas estão situadas noutros países. No caso de um comerciante internacional, preste muita atenção aos direitos aduaneiros, impostos e questões legais. Como comprador é responsável por aspectos como o processamento alfandegário; e
    • Tenha cuidado com lojas fraudulentas. Verifique se está mesmo a visitar a loja que pretende visitar. Há lojas fraudulentas com endereços muito semelhantes aos das lojas legítimas. Os endereços fraudulentos podem ser distribuídos através de redutores de endereços (legítimos, como o TinyURL ou o Bit.ly, entre outros), ou em emails.
  2. Proteja os seus dados
    • Use passwords exclusivas. Não utilize passwords iguais em lojas diferentes. Use passwords fortes, complexas;
    • Verifique a política de privacidade. Que informação pessoal é armazenada, por quanto tempo, e com que finalidade? Quando é que os seus dados serão eliminados? Como é que são protegidos?
    • Forneça apenas informação estritamente necessária. Questione toda a informação que for solicitada dentro da loja – não divulgue qualquer informação pessoal que não seja absolutamente necessária para o processo de compra online;
    • Verifique se há uma ligação cifrada (HTTPS) na transferência dos seus dados pessoais. O HTTPS (também conhecido por SSL) protege com cifra a comunicação entre o seu navegador (ou browser) e a loja virtual; e
    • Seja criterioso no processo de pagamento. Escolha o método de pagamento mais adequado para si, considerando os serviços de pagamento disponíveis, os riscos e as coberturas específicas para, por exemplo, os seus cartões de crédito. Em caso de dúvidas, consulte a sua instituição financeira.
  3. Conheça os seus direitos
    • Conheça os seus direitos enquanto comprador online. Deve conhecer os regulamentos aplicáveis às compras pela Internet, como os que se aplicam às vendas à distância, e os que regulamentam as garantias obrigatórias – podem ser diferentes de país para país.
  4. Conheça o que está a comprar
    • Confira os detalhes do produto. Verifique o preço do produto, a quantidade, a versão, e a autenticidade. Erros de ortografia em nomes de marcas devem alertá-lo – Tenha atenção à pirataria de produtos; e
    • Verifique os produtos entregues. A quantidade, a aparência e o acabamento, são como foram propostos? Se tiver quaisquer dúvidas, contacte o vendedor imediatamente por escrito.
  5. Esteja atento
    • Verifique os extractos da sua conta bancária e dos cartões de crédito após o pagamento. Verifique se o valor que foi retirado está correcto e se há algumas despesas não autorizadas.

Estas recomendações foram retiradas de um documento da ENISA, um documento que foi publicado há poucos dias, um texto mais extenso onde é abordado o tema da segurança no comércio electrónico, e que inclui uma descrição mais pormenorizada dos riscos e das formas de mitigação mais importantes.

O original está disponível online e intitula-se How to shop safely online.