As 15 melhores dicas para a segurança em 2011 : )

<sarcasmo>

  1. Escolhe e usa sempre uma password da treta, daquelas fáceis de memorizar. São exemplos, o teu próprio nome, ou do teu cão, ou do gato, ou da mãezinha. Se não te lembrares de mais nada, usa uns dígitos em sequência (e.g. 123456). No limite, se a tua imaginação estiver mesmo-mesmo fraquinha mas tiveres boa memória, escolhe uma ligeiramente mais difícil: "password";
  2. Usa sempre essa chave em todo o lado, desde o teu computador pessoal, passando pela estação lá da escola ou do trabalho, até aos sites na Internet. Isto, claro, para nunca te esqueceres e para te facilitar a vida! E podes ficar em descanso porque ninguém vai descobri-la!
  3. Desactiva e apaga o antivírus do computador. É uma porcaria que só dá chatices, não serve para nada, e, ainda por cima, torna a máquina muito mais lenta. Os vírus são uma invenção dos fabricantes e não existem, de facto. Já viste algum?... Pois! Apaga isso!
  4. Se tiveres uma firewall activa na tua rede lá de casa, ou mesmo no computador, só estás a desperdiçar velocidade. Mais uma vez, é uma daquelas invenções sem propósito, que só servem para gastares dinheiro. E se não sabes o que é uma firewall, nem te preocupes com isso;
  5. Não actualizes o Windows nem os programas que lá tens instalados! Sobretudo, evita as correcções de segurança. Isto é muito importante porque, se a coisa correr mal, podes estragar o computador e perder aqueles documentários sobre enfermeiras Russas que levaste tanto tempo a juntar;
  6. Usa sempre a conta Administrador do computador. É mais seguro, ajuda-te a instalar facilmente aqueles bonequinhos engraçados para usares no Messenger, e evita a entrada dos hackers no computador! Sempre que usares essa conta, tens uma protecção muito mais forte contra os ataques porque é uma conta mais poderosa; É como se te tornasses no He-Man ou na She-Ra!
  7. Não actives a protecção do ecrã – aquilo só dá cabo do monitor. Mas se usares – porque gostas das animações que ficam a passar no ecrã – não actives a protecção por password porque pode estragar o efeito – fica tudo a preto e branco;
  8. Guarda sempre os teus documentos importantes numa caneta USB e leva-a sempre contigo – podem fazer-te falta. E não uses nada dessas porcarias que protegem a informação porque não funcionam em todos os computadores. Se perderes essa caneta, quem é que vai encontrá-la? Mais, se cair no chão e alguém a apanhar, aquilo tem um sensor que topa logo que não és tu e destrói todos os documentos;
  9. Abre sempre todas as mensagens que te enviarem. As mensagens e os anexos, claro. Podem ser importantes e perderes uma boa oportunidade! Em particular, abre e segue sempre aquelas mensagens que te avisam sobre problemas com a tua conta bancária – podes estar em risco! – e responde sempre quando te pedirem a tua password! Essas mensagens, e, claro, todas aquelas sobre um prémio muito bom que acabaste de ganhar! E, também, aquelas outras que promovem umas pastilhas azuis que um gajo come e até fica a chorar por mais (embora, por vezes, possa ficar algum tempo a pender para a frente...)
  10. Sempre que receberes uma mensagem muito gira e que queres partilhar com toda a gente, não hesites, envia rapidamente e põe lá os endereços da malta toda. Assim, quem receber a mensagem fica a conhecer os endereços dos teus amigos todos e pode até enviar-lhes outras coisas directamente! Mais, se forem mesmo-mesmo muitos, ainda ficas muito bem na pintura porque conheces muita gente!
  11. Partilha sempre a tua informação pessoal e as tuas fotografias no perfil do Facebook, do Twitter e do Hi5, sobretudo aquelas que tiraste lá na praia, para que todos possam seguir-te e admirar as coisas giras e porreiras que tens feito. Não te esqueças de incluir a morada e o telemóvel para que possam contactar-te directamente e, quem sabe, convidar-te para um cafezinho. E quem diz um cafezinho, diz outras coisas muito mais fixes!!
  12. Aceita sempre todos os convites nas redes sociais, não bloqueies ninguém, e partilha sempre com toda a gente. Quando te lembrares de uma coisa qualquer, seja lá o que for, não hesites, publica logo – a malta acha sempre muita graça e pode ser muito divertido! Mais, se tiveres umas fotografias em que estás com uma bebedeira do caraças, não a guardes só para ti – faz parte do teu curriculum e passa uma imagem de uma pessoa muito alegre e bem disposta!
  13. Activa sempre a geolocalização no telemóvel para saberem sempre por onde andas. Podes encontrar muitos amigos desta forma e passares um tempo porreiraço! E como ninguém sabe onde tu moras, ninguém vai perceber que a casa está vazia!
  14. Não te juntes nem sigas mensagens e grupos sobre segurança de computadores. Das duas, uma: ou estão ligados ao Governo e andam a espiar as pessoas que por lá passam; ou são gente mafiosa que anda ali à cata de gente incauta. Para lhes fazer mal, claro! Toma cuidado, vê lá!...
  15. A última, e a que deves dar mais atenção! Nunca leias as coisas do Miguel Almeida, esse palhaço. O gajo só diz parvoíces a que não deves dar importância. Sobretudo, não sigas as Notas sobre Segurança no Facebook – têm malware super terrível que pode roubar-te a chave lá do Banco e sacar-te a guita toda!
</sarcasmo>