Boonana: Um novo Cavalo-de-Troia para Macintosh

Na Net Security:

A SecureMac descobriu um novo Cavalo-de-Tróia que afecta o Mac OS X, incluindo o Snow Leopard (OS X 10.6). O Cavalo-de-Tróia, Trojan.osx.boonana.a, está a disseminar-se através das redes sociais, incluindo o Facebook, disfarçado como um vídeo. O Troiano aparece como um link (referência) em mensagens nas redes sociais, com o título Is this you in this video?

Quando um utilizador segue o link infectado, é iniciada uma applet Java que transfere outros ficheiros para o computador, incluindo um programa de instalação, que é lançado automaticamente. Quando é executado, o programa de instalação modifica ficheiros do sistema para anular a utilização de passwords, permitido acesso remoto a todos os ficheiros no computador.

in Boonana Trojan for Mac OS X spreads via social media

Bonito... Precisam mesmo-mesmo de ver páginas com conteúdos em Java? Sim? Beware, then... Não? Desactivem-no. Como? Assim:

  • Procurem o Conteúdo web, dentro da secção Segurança, nas preferências do Safari. Já lá estão? Inibam a opção Activar Java e já está; ou
  • Se estiverem a usar o Chrome para Mac, também podem desactivar o Java na lista dos plugins. Basta-vos usarem o endereço about:plugins; ou
  • No Firefox? Epah... quem usa o Firefox não precisa instruções ; ) ... mas vá lá: FerramentasExtrasPlugins e desactivar o Java Embedding Plugin e o Java Plug-In.

E está feito.