Uma nota breve sobre o acesso via ZON@FON

Um apontamento muito curto para chamar a atenção para as redes Wi-Fi em aberto, em particular uma das redes que se encontra mais facilmente em PT: a ZON@FON1.

Como muitos devem saber, o acesso via ZON@FON, uma rede Wi-Fi do tipo pay-per-use, permite aceder a alguns serviços gratuitamente, e.g. serviços hospedados pela Google (GMail, Google Search, etc2).

Intuitivamente, parece-me que a componente da borla é um dos factores que, provavelmente, contribui para que seja muito utilizada em telemóveis Wi-Fi, ou por quem quer usar o mail ou o chat no PC, enquanto mata um bocado de tempo, ou está à espera de qualquer coisa. E, por acaso, a rede está mesmo ali a jeito.

Quero apenas relembrar, com esta nota, que esta rede não utiliza criptografia para proteger os dados em trânsito e que, assim, pode haver quem ande entretido a ver os bits a passar. Ou seja, potencialmente, a capturar e a ler a vossa informação.

Dito isto, a minha recomendação é apenas esta: enquanto estiverem ligados a um destes hotspots, se puderem usar um protocolo que proteja os dados em trânsito, e.g. SSL, escolham-no. Por exemplo, podem começar por aceder ao Google através de https://www.google.com. E se não puderem proteger os dados que forem importantes, pensem bem se têm mesmo que fazer a transmissão por ali.

Era só isto; eu disse que era breve. Hasta mañana : )

1O nome desta rede, vulgo SSID, é FON_ZON_FREE_INTERNET.
2Este etc trás uma aguinha no bico... eheheh... alguns destes pontos admitem o acesso através do Google Translator. Alguns. Experimentem ligar à rede e seguir por aqui: translate.google.com/... Não deu? Paciência... Deu nesse? Porreiro! 'Tão a ver a ideia? ; )