Malware & Phishing: Alertas Google para gestores de redes

Mais um serviço Google, na continuação das iniciativas que visam detectar sites que tenham sido comprometidos, e notificar os responsáveis.

Desta vez o âmbito do serviço foi alargado e vai um pouco mais além: se for detectado um site com conteúdo malicioso, ou que faça parte de um esquema de phishing, a Google irá contactar os gestores do Sistema Autónomo (AS) que incluir o seu endereço IP. Ou seja, dito de outra forma, não serão apenas os webmasters a ser alertados (até porque nem todos estão registados no serviço); serão os responsáveis pela rede.

Quem tiver um Sistema Autónomo (e em Portugal existem vários, tal como no Brasil e em outros países da CPLP) pode registar-se junto da Google para receber estas notificações. O registo é gratuito e pode fazer-se por aqui: safebrowsingalerts.googlelabs.com.

Quem não tiver esse privilégio mas for o(a) feliz contemplado(a) pela gestão de um website, pode optar por inscrever-se nas Ferramentas da Google para Webmasters e receber, se tiver a infelicidade de ter um site comprometido, um alerta exclusivo para lhe dar a notícia.

São iniciativas relevantes, na minha opinião, que não evitam os ataques a quaisquer sites, mas que podem contribuir para reduzir o tempo de distribuição do malware, e, também, para reduzir a duração de um ataque de phishing.