Facebook Disconnect: Uma extensão do Chrome para...

... reforçar a privacidade, que impede o Facebook de seguir o nosso rasto pela Internet, enquanto lemos sites que o referem (por exemplo, através daqueles botões que nos convidam a gostar de um artigo, ou, também, que nos indicam quantos fãs já conquistaram lá no Face).

(Sim, é verdade, enquanto temos uma sessão activa no Facebook podemos estar a fornecer-lhe informação sobre o que vemos na Internet. Desde que exista uma ligação entre cada sítio e o Facebook, essa informação é recolhida e pode ser usada para profiling. No Facebook, mas não só: o que acabei de escrever também podia ter sido escrito em relação à Google, e.g. através do Google Analytics).

A extensão foi escrita por Brian Kennish, que é, curiosamente, um programador da Google, e foi desenvolvida e publicada a título pessoal. Quem quiser ler o código-fonte – relativamente simples – pode fazê-lo directamente; é publico e está disponível em code.google.com/...

Se quiserem experimentá-la, a instalação no Google Chrome1 faz-se por aqui: chrome.google.com/extensions/...

1 Pode ser muito óbvio para alguns mas, pela minha experiência, nem toda a gente sabe o que é o Chrome. Para quem não conhece, o Chrome é um navegador de páginas da Internet, um programa equivalente ao Internet Explorer da Microsoft. Para conhecerem esta opção (esta, entre outras) podem visitar o browserchoice.eu, um espaço que apresenta uma selecção de navegadores alternativos.