[Ligeiramente Off-topic] Chromium OS. By Hexxeh

Esta nota vai um bocadinho ao lado, é verdade, mas não é menos verdadeiro que, da minha perspectiva, a diversidade de sistemas e aplicações, quando existe, aumenta significativamente o esforço dos atacantes. Por essa razão, não resisto a deixar aqui esta referência, para quem quiser experimentar umas versões muito beta do Chromium OS, para conhecerem um conceito alternativo de um sistema operativo — uma espécie de terminal dos tempos modernos, focado directamente na net, praticamente stateless.

É um sistema muito simples, baseado em Linux, que suporta exclusivamente o Chrome, o browser desenvolvido pela Google. A engenharia do sistema ainda não está concluída mas, ainda assim, estão disponíveis umas versões preparadas para boot por USB, que não utilizam o disco, e que servem para fazer o primeiro test-drive.

Pela mão de um bacano que se auto-intitula Hexxeh, I give you, Flow. E se quiserem experimentar, tal como eu quis, as versões mais bleeding edge, sigam directamente para os Vanilla Nightly Builds e transfiram um dos binários do dia. As instruções para preparar a caneta USB também estão lá no site e, para o meu 1005PE, funcionaram à primeira (com alguns minor glitches...).

Se não quiserem ou não conseguirem pôr o sistema a correr na vossa máquina, podem dar uma voltinha pelo vídeo, uma demo inicial do sistema, com os cumprimentos do tubo mais conhecido do mundo. Por aqui: youtube.com/watch?...