Na Alemanha: Rede sem fios desprotegida? Multa!

(via Paulo Morgado) Na ZDNet, pelo teclado de Dancho Danchev:

Os utilizadores da Internet na Alemanha, cujas redes sem fios estejam desprotegidas por uma password, podem ser multados até 100 Euros, de acordo com uma decisão judicial de um tribunal criminal Alemão.

in Wardriving police: password protect your wireless, or face a fine.

É uma espécie de se não vai a bem, vai a mal, com um custo meramente simbólico1, mas que serve o propósito de alertar a comunidade para a necessidade de proteger o acesso às suas redes. E porquê? Porque viabilizar o acesso por parte de terceiros, dando-lhes uma oportunidade para realizarem ataques sem serem identificados, é uma forma de reduzir, um pouco, a segurança de todos nós.

É evidente que a segurança destas redes não se limita à escolha de uma (boa) password — longe disso. Mas é um princípio. É uma medida interessante, que não introduz custos adicionais para ninguém, e que promove, com um alcance global, o reforço da segurança.

Vamos ver se pega.

1 É um custo simbólico na Alemanha. Por aqui, se pensarmos no nosso ordenado mínimo nacional, a dita multa andaria pelos 20% desse valor. Já não é tão simbólico...