Microsoft: Próxima versão do Windows em opensource

Num comunicado surpreendente (!) a Microsoft anunciou hoje que a próxima versão do Windows, codename Ad Astra, vai ser publicada em opensource. Ou seja, para quem não está familiarizado com o termo, o código fonte vai estar disponível para quem quiser transferi-lo, transformá-lo, adaptando-o para responder às suas necessidades.

Os termos do licenciamento ainda não foram apresentados mas, aparentemente, a Microsoft está a pensar adoptar o modelo da GNU, através de uma licença GPL. Fontes anónimas, próximas da administração da empresa, afirmam que existe alguma disputa interna sobre os termos deste contrato e que, neste momento, está ainda em análise a versão mais ligeira deste modelo, a versão LGPL.

Seja qual for a decisão sobre as licenças, a mudança de paradigma representa uma evolução extraordinária que vai beneficiar, na prática, um conjunto inumerável de organizações e indivíduos em todo o mundo. Da perspectiva estrita da segurança, vai contribuir significativamente para reforçar a qualidade dos controlos no código, uma vez que vai ser possível analisar, em detalhe, os mecanismos realizados nas aplicações.

Meus amigos, estamos em face de uma mudança histórica tremenda. MS' bem hajam!

(Desmentido: Teria sido interessante se fosse assim mas, em abono da verdade, tenho que repor os factos e confessar que não passou de uma brincadeira do 1 de Abril ; ) ...)