A Microsoft e as alternativas ao Internet Explorer

MS:

A Microsoft está a disponibilizar a actualização "Selecção de Browser" para assegurar a conformidade com um acordo legal estabelecido com a Comissão Europeia. A Microsoft fica obrigada a informar os clientes que actualmente utilizam o Internet Explorer como browser predefinido de que existem outros browsers à sua disposição. Pode utilizar a actualização "Selecção de Browser" para seleccionar e instalar o browser que pretende utilizar no seu computador.

in O que é a actualização "Selecção de Browser"?, no site da Microsoft.

Como é que isto funciona? Bem, nos computadores configurados para receber actualizações automáticas, é colocado um ícone no ambiente de trabalho que, sempre que for executado, nos dirige para uma página de selecção de browsers alternativos ao Internet Explorer. Para as máquinas que não estejam a receber actualizações automáticas — que não estão a receber mas que deviam estar! — fica por aqui o caminho para o rol alternativo: www.browserchoice.eu/...

Nota: a página de selecção dos browsers não apresenta todas as opções, em conjunto, no ecrã. Se repararem, há uma barra de selecção horizontal por baixo dos primeiros cinco. Se a deslocarem para a direita, vão aceder aos que ficaram ocultos.

É importante referir que a pressão exercida pela Comissão Europeia teve uma componente comercial associada, relacionada com questões de livre concorrência. No entanto, há questões de segurança, em sentido muito estrito, que também são endereçadas, indirectamente, por este acordo. Numa perspectiva alargada, entenda-se. E mesmo que não seja óbvio numa primeira análise.

Se eu fosse um gajo cínico, diria apenas que deviam escolher a melhor das opções, fosse lá ela qual fosse, mas... não sou. Portanto, sem recomendar nenhum dos eleitos, digo apenas o seguinte: Se os Deuses quisessem que nós fôssemos todos iguais, bem, éramos todos iguais...

Mas não somos. E a diferença tem sido um dos vectores que tem contribuído para a sobrevivência e desenvolvimento das espécies, como um todo — os indivíduos não são todos vulneráveis aos mesmos ataques; são diversos. 'nough said.

Finalmente, para não ser acusado de não dar espaço ao contraditório, vou deixar os comentários em aberto. Fire at will... ; )