KeePass, outra ferramenta para gerir passwords

A propósito do último post do Carlos Serrão, sobre a fragilidade das passwords que são escolhidas por muitos utilizadores, lembrei-me de sugerir mais uma aplicação, um programa que pode ajudar-nos a definir e gerir as dezenas ou centenas de códigos que temos que manter, para outras tantas aplicações e serviços na Internet.

Como tenho advogado várias vezes, a construção das passwords deve resultar em chaves complexas e, tão importante como a complexidade, devem ser diferentes para serviços e aplicações diferentes. A utilização de um programa específico é (quase) indispensável para satisfazer estes dois requisitos.

Durante muitos anos adoptei o Password Safe, desenvolvido originalmente por Bruce Schneier, mas, como tenho requisitos de utilização em vários sistemas operativos (e porque os derivados do Password Safe para Mac OS e Linux não estão ao mesmo nível do original), acabei por experimentar outras alternativas e, de entre várias que pude analisar, escolhi o KeePass. O comportamento do programa, as funcionalidades, e a utilização em plataformas diferentes têm sido adequadas e, até agora, ainda não senti necessidade de trocá-lo.

Se quiserem dar-lhe uma oportunidade, estão disponíveis gratuitamente para transferência as versões para Windows, Mac OS X, Linux, entre outras plataformas, incluindo algumas para PDAs e telemóveis. O endereço? Por aqui: www.keypass.info/...

(nota: se pretenderem garantir a compatibilidade entre plataformas, sugiro que optem pela primeira versão do programa, que no caso dos binários para Windows, é designada por Classic Edition ou 1.x)