Escutar chamadas de telemóveis...

... tornou-se mais fácil depois da publicação do trabalho de Karsten Nohl, durante a Chaos Communication Conference (26C3), um evento a decorrer na Alemanha até ao final do ano. Segundo a Tek,

Os telefones GSM da maioria dos utilizadores podem ser facilmente “escutados” com recurso a alguns milhares de dólares em hardware e a ferramentas open source (...) Karsten Nohl, um engenheiro informático alemão, afirmou que conseguiu contornar a encriptação usada para proteger as conversas telefónicas ou as mensagens de texto trocadas com base na tecnologia GSM.

in Telemóveis de escuta fácil.

A comunicação de Karsten está disponível online; intitula-se GSM — SRSLY?. Para além deste documento, a informação técnica que resultou da sua investigação, incluindo as tabelas que permitem decifrar as comunicações, também estão acessíveis no éter no site do projecto: A5/1 Cracking Project.

Pelo que podemos ler num artigo do New York Times sobre o tema, as opiniões dos peritos não são consensuais: há quem defenda que a exploração destes resultados, apesar de ser possível, não será generalizada porque não é prática mas, em contraponto, há quem suporte a ideia segundo a qual, em poucos meses, as técnicas de ataque baseadas nesta investigação serão melhoradas e o risco para as organizações será real.

Independentemente do tempo que irá decorrer até aos primeiros ataques, parece-me que a evolução dos mecanismos criptográficos utilizados nestas comunicações é inevitável. Aguardar para ver...