Registos SPF: Controlos anti-spam, anti-phishing, ...

Não foi bem assim, mas até podia ter sido. Um chat transcript imaginário, formatado como deve ser e censurado até à medula : ) Read on:

Miguel: Hey! Tudo bem? 'Tás em alta?
Pedro: Tranquilo. Contigo?
M: Epah, conforme a hora do dia, como sabes, como toda a gente, I guess : )
P: Olha, 'tava aqui um gajo a dizer que a malta devia pôr um registo qualquer no DNS para cortar o spam. Sabes disto?
M: Um registo? Bem, conheço os registos SPF...
P: Para pôr no DNS, certo?
M: Yeap
P: Mas isso corta o spam?
M: Nope... Ou melhor, mais ou menos: ajudam a reforçar a confiança nas VOSSAS mensagens e, dependendo da configuração dos servidores no destino, contribuem para baldar mensagens da treta enviadas em vosso nome, incluindo spam, phishing, etc.
P: Ok... e como é que ponho isso no servidor?
M: Epah, basta pores um registo de texto no DNS, com uma linha do tipo 'nome-do-vosso-domínio TXT "v=spf1 a:nome-da-vossa-máquina-que-envia-mail -all" '
P: Hmmm... ok... parece-me simples. E se não puser nada?
M: Se puseres isto, quando alguém mandar uma mensagem em vosso nome, vai ser descartada nos servidores que validam estes registos; se não puseres, não tens essa protecção. Só isso. Mas a configuração disto não tem custo e é TÃO simples que vale a pena. Why not?
P: E se utilizarmos vários servidores, ou não quisermos cortar logo à bruta, há mais parâmetros que possamos configurar?
M: Yeap. Há mais uns quantos, sim... mas não sei de cor. Vê lá no site dos gajos que mantêm isto. Acho que é www.openspf.org. Os bacanos têm uma intro que explica os objectivos da coisa, e têm uma página com os parâmetros todos. Espera aí uma beca
M: É isto: http://www.openspf.org/SPF_Record_Syntax
P: Vou ver. Man, dá lá beijinhos à Mrs. 'Tou no ir
M: 'Tá. Going...
P: Abraço
M: Ab! Gone

Why not, indeed?