Cyber War: uma reportagem CBS

No programa 60 minutes, numa passagem a propósito dos "apagões" que afectaram várias cidades Brasileiras em 2005 e 2007:

Várias fontes importantes, ligadas a agencias de informação e segurança, confirmaram que ocorreram uma série de ataques [provocados por hackers] no Brasil: um, a norte do Rio de Janeiro em Janeiro de 2005, que afectou três cidades e dezenas de milhares de pessoas, e outro, muito maior, que começou no dia 26 de Setembro de 2007. O que ocorreu no estado do Espírito Santo afectou mais de três milhões de pessoas, em dezenas de cidades, durante um período de dois dias, provocando paragens significativas. Em Vitoria, o maior produtor de minério de ferro do mundo teve sete locais paralisados, provocando um custo, à empresa, de quase 5 milhões de Euros. Não é claro quem o fez, nem as motivações.

in Cyber War: Sabotaging the System.

Uma espécie de Wargames, mas a sério. É por isto que não podemos deixar de reforçar, igualmente a sério, os nossos controlos de segurança nacionais. Acho que não precisamos mais pistas, certo? Estão a imaginar o cenário em Lisboa? Ou em qualquer cidade Portuguesa, for that matter?...