Google Webmaster Tools vai alertar para malware em sites

A Google acrescentou funcionalidades às suas ferramentas para gestores de sites, vulgarmente conhecidas pela sua designação anglo-saxónica — Webmaster Tools, que visam alertar e ajudar a eliminar malware que tenha sido colocado por hackers nas suas páginas.

Nesse sentido, com base na análise de segurança que a Google realiza ao conteúdo dos sites que vai indexando (na procura de código malicioso inserido ou referido por essas páginas) é lançado um alerta para os responsáveis para que possam corrigir o eventual problema. Este alerta estará disponível nas Webmaster Tools e o detalhe do conteúdo suspeito localizar-se-à sob a secção 'Labs'. A partir daqui os webmasters podem iniciar o processo de limpeza e, no final, têm a oportunidade de submeter um pedido de revisão à Google para desmarcar os alertas pendentes sobre as suas páginas.

É importante referir, nesta altura, que a inscrição e utilização destas ferramentas é gratuita, tal como a Google nos tem habituado em relação a tantos outros serviços (habituado mal, diga-se en passage, em abono da verdade : ) ... ).

Finalmente, os detalhes: o comunicado oficial, assim como referências para outros recursos importantes no combate ao código malicioso, estão disponíveis no Google Online Security Blog. Destacam-se os artigos seguintes:

Para além destes artigos, vale a pena ler também o que foi publicado sob a etiqueta 'Security', no blog oficial da Google.

Mesmo-mesmo a fechar esta nota, não posso deixar de referir o espaço StopBadware.org, que inclui várias recomendações para ajudar a limpar um site que tenha sido comprometido.