Sophos: o relatório das ameaças nos últimos 6 meses

A Sophos, uma empresa que fornece sistemas antivírus, acabou de publicar o seu relatório sobre as ameaças na Internet ao longo do último semestre. O panorama foi o seguinte:

  • 23.500 novas páginas infectadas foram descobertas diariamente. Este número corresponde a uma página nova a cada 3,6 segundos, o que representa um valor 4 vezes superior ao verificado no mesmo período de 2008;
  • Os Estados Unidos são o país que transfere mais spam e aloja mais malware no planeta;
  • 40.000 novos ficheiros suspeitos são analisados pela SophosLabs diariamente;
  • 22.500.000 é o número de amostras de malware na colecção da agência independente AV-Test.org;
  • 15 novos sites de produtos antivírus fraudulentos foram descobertos diariamente. Este número triplicou em comparação com os dados de 2008;
  • Quase 90% do correio electrónico que flui para as empresas é spam;
  • Aproximadamente 6.500 novos sites relacionados com spam foram descobertos todos os dias — este valor corresponde a um novo site a cada 13 segundos, 24 horas por dia. Em comparação com o mesmo período de 2008, este valor duplicou.

Posto isto, o cenário não é animador... nem apresenta sinais de melhoria.

Aparentemente, e segundo o estudo, um dos problemas que tem vindo a crescer é a proliferação de malware em redes sociais. Graham Cluley, um consultor da Sophos, escreve:

What's needed is a period of introspection - for the big Web 2.0 companies to examine their systems and determine how, now that they have gathered a huge number of members, they are going to protect them from virus writers, identity thieves, spammers and scammers.

Faltam as acções de sensibilização, os controlos antivírus instalados de forma sistemática, e uma política de segurança que proteja os clientes destas redes, em vez de promover o caos que são as aplicações da treta — sim, é mesmo esta palavra que quero usar — que são promovidas nas redes sociais (e cuja origem e funcionalidades são, obviamente, muito duvidosas).

O relatório? Intitula-se Security Threat Report: July 2009 update e está disponível em www.sophos.com/...