Como ver o conteúdo privado nos perfis do Facebook

Se vieram ler isto com a expectativa de encontrar uma técnica de hacking altamente sofisticada, e se não se contentam com nada menos do que isso, well, move along – no hard feelings ; )

A forma mais simples – e que é utilizada regularmente pelos evil doers, como dira um Presidente Norte-Americano reformado ; ) – passa simplesmente por... enviar um convite de amizade. É tão simples quanto isso. A probabilidade de ser aceite é elevada, e a esmagadora maioria das pessoas não distinguem o acesso das publicações. No máximo, o acesso é permitido exclusivamente aos seus amigos.

Mas se não resultar à primeira, ou se preferirmos elevar a probabilidade até ao limite, a (segunda) forma mais fácil de o conseguirmos passa por (i) identificarmos um amigo do nosso alvo, (ii) criarmos uma nova conta no Facebook com um novo endereço de correio electrónico e uma fotografia dessa pessoa (retirada do próprio Facebook) e (iii) enviarmos um novo convite de amizade, eventualmente açucarado com qualquer coisa do tipo Ah, perdi o acesso à outra conta e bla, bla, bla... Bjs.

(Têm a certeza que todos os vossos amigalhaços lá no Face são realmente quem vocês acham que são? Sim? Mesmo?...)

É a vulnerabilidade humana que amplifica o problema da privacidade nas redes sociais a um nível que, na minha opinião, pode ser inaceitável. É por isto que o nosso mindset deve condicionar-nos, de uma forma simples, e levar-nos a publicar apenas o que estamos disponíveis para dizer no meio da Av. da Liberdade, alto, com bom som, sem nos sentirmos minimamente constrangidos, hoje, e no futuro. A regra deve ser esta.